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Oito passos em direção a uma vida mais satisfatória

Algumas sugestões práticas da psicóloga Sonja Lyubomirsky da Universidade da Califórnia.
(FONTE: The Science of Happiness. Eight Steps Toward a More Satisfying Life: some practical suggestions from University of California psychologist Sonja Lyubomirsky. Revista TIME – Special Mind and Body Issues; 7 de fevereiro de 2005).

1. Conte suas bençãos. Uma maneira de fazer isso é com um “caderno de gratidão” no qual você escreve de 3 a 5 coisas pelas quais você é grato. Podem ser coisas simples (sua roseira deu flores) ou mais emocionantes (os primeiros passos do seu filho). Faça isso uma vez por semana, por exemplo, no domingo à noite. Tente escrever sobre coisas diferentes de semana a semana.

2. Faça atos de bondade. Ser gentil com os outros, sejam eles amigos ou estranhos, gera uma cascata de efeitos positivos – isso faz você se sentir generoso e capaz, dá a você um grande senso de conexão com os outros e você ainda ganha sorrisos, aprovação e gentileza recíproca – coisas que nos ajudam a ser mais feliz.

3. Aproveite cada pequeno prazer da vida. Preste atenção aos prazeres momentâneos. Perceba a doçura da geléia enquanto você toma seu café da manhã, o calor suave na pele quando você sai da sombra para o sol em um dia de inverno. Alguns psicólogos sugerem que você tire “fotografias mentais” de momentos de prazer para revê-los mentalmente em tempos menos felizes.

4. Agradeça a um mentor. Se existe alguém com quem você esteja em débito de gratidão por tê-lo guiado em alguma estrada da vida, não espere para demonstrar o quão importante isso foi para você – em detalhes e, se possível, pessoalmente.

5. Aprenda a esquecer. Deixe a raiva e o ressentimento para trás escrevendo uma carta na qual você perdoa uma pessoa que tenha machucado ou enganado você. A inabilidade de perdoar está associada com a ruminação persistente ou desejo de vingança, enquanto perdoar gera sentimentos positivos sobre seu passado e traz a você paz de espírito.

6. Invista tempo e energia nos amigos e família. Onde você mora, quanto dinheiro você ganha, seu cargo no trabalho e mesmo sua saúde têm efeitos surpreendentemente pequenos na sua satisfação com a vida. O fator mais forte e influente parece ser quão fortes são suas relações pessoais.

7. Cuide do seu corpo. Dormir bem, fazer exercícios, se alongar, sorrir e dar risada podem melhorar seu humor em curto prazo. Praticados regularmente, podem ajudar a tornar sua diária mais satisfatória.

8. Desenvolva estratégias para lidar com o estresse e as dificuldades.Não tem como evitar passar por períodos difíceis na vida. Tem sido demonstrado que a fé religiosa ajuda as pessoas a lidarem com tempos difíceis, mas da mesma maneira também o fazem axiomas da sabedoria popular como “Tudo isso vai passar”. A dica é acreditar.


Copyright© Silvia Helena Cardoso