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Cinco dicas para evitar o estresse dadas por especialistas

1. Pessoas estressadas acumulam muita tensão nos ombros. Para se livrar do desconforto, eleve os dois ombros ao mesmo tempo até a altura do queixo e solte. Esse movimento tem o apelido de "To nem aí". Repita cinco vezes, pelo menos três vezes ao dia. (Dr. Lafayette Lage, ortopedista)

2. Para se livrar da tensão e, conseqüentemente, do cansaço na vista, estabeleça pausas durante a leitura ou o uso do computador e pisque durante meio minuto seguidamente. (Dr. Renato Neves, diretor Eye Care Hospital de Olhos)

3. Caminhar três vezes por semana, durante trinta minutos, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e garante maior bem-estar geral. Faz bem ao coração, ao corpo e à mente. (Dr. Alexandre Santos, cardiologista do Hospital Santa Paula)

4. Cuide do sorriso e procure sorrir sempre. Pessoas bem-humoradas têm maior capacidade de armazenar energia, cultivam mais amigos e suportam melhor as tensões. (Dr. Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care)

5. Encare a crise da meia-idade como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma "virada" profissional e afetiva. Se seu parceiro está passando por isso, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento masculino e, talvez, conjugal. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante. (Prof. Luiz Gonzaga Leite, psicólogo do Hospital Santa Paula)


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