Home
Home Atualizações O Instituto Equipe Ensino Reservas Pesquisa Tecnologia Ação Social Publicações Entretenimento Produtos Serviços Notícias Imprensa Galeria Aconselhamento Contato Blog Forum

Login:
Senha:


Esqueceu sua senha?

Na Web No site



Entretenimento & Educação

Veja também outros temas desta seção

Músicas que iluminam a alma

Por: Silvia Helena Cardoso

Tema: Arte e Cultura

Todos nós certamente já experimentamos fortes emoções ao ouvir determinadas músicas, como arrepios, lágrimas, prazer, euforia. Hoje já se sabe que estímulos induzindo estas sensações (e a música está incluída aqui) estão envolvidos com o sistema de recompensa/motivação/prazer e as vias da emoção (1). Um bom exemplo de música que causa este tipo de emoção é Canon, de Pachelbel.

Johann Pachelbel(1653 - 1706) foi um compositor barroco, organista e professor que levou ao sul da Alemanha a tradição do órgão ao seu pico. Ele compôs um grande número de músicas sagradas e seculares, e sua contribuição ao desenvolvimento do prelúdio de coro tornou-o um dos mais importantes compositores da era do Barroco médio.

O trabalho de Pachelbel ganhou enorme popularidade e admiração durante sua vida; ele tinha muitos pupilos e sua música se tornou um modelo para os compositores da Alemanha. Hoje ele é mais conhecido por Canon em Ré, a única que ele escreveu.


Vídeo 1. Versão clássica de Canon de Pachelbel (também conhecida como Canon em Ré maior).

Atenção leitor: Necessitamos de sua participação:

Por favor, responda: Qual versão de Canon você prefere: a clássica ou a moderna? O que você sentiu ao ouví-la? Sexo: F ou M?


Vídeo 2. Versão moderna.

Referências:

1.Intensely pleasurable responses to music correlate with activity in brain regions implicated in reward and emotion
2. Buigraphy: Pachelbel, Johann
3. Music and the Brain

Veja também:

1.Música Multidimensional. Alterando os estados da consciência
2.Coletânea das mais belas músicas eruditas selecionadas por Renato Sabbatini

Artigo publicado em 10/12/2007


Copyright© Silvia Helena Cardoso