Home
Home Atualizações O Instituto Equipe Ensino Reservas Pesquisa Tecnologia Ação Social Publicações Entretenimento Produtos Serviços Notícias Imprensa Galeria Aconselhamento Contato Blog Forum

Login:
Senha:


Esqueceu sua senha?

Na Web No site



Entretenimento e Educação

Veja mais sobre inteligência e criatividade.

Mensagem sobre inteligência e criatividade veículada no Forum do Instituto da Felicidade .
Associe-se.

"Acho que podemos desenvolver nossa criatividade se pudermos prestar mais atenção nas coisas da vida e também nas coisas de dentro de nós mesmos. Temos um aparato sensorial fabuloso para captar as coisas do ambiente e transformá-las em representações belíssimas que poderão ser muito úteis à sociedade, como a arte, a música, a ciência, a engenharia, etc. Mas muito disso é passado desapercebidamente pelas pessoas, talvez pela "pressa" do mundo atual, ou por falta de interesse mesmo. As pessoas olham, mas não observam. Pensam, mas não criam, Lêem, mas não escrevem. Aprendem, mas não ensinam.

Os circuitos cerebrais de uma pessoa passiva são diferentes dos de uma pessoa ativa, de acordo com estudos (1). Os da pessoa ativa se ramificam e crescem mais e começam a se conectar com outras regiões cognitivas e emocionais. Einstein dizia: "Quem lê é preguiçoso" (talvez esta tenha sido uma metáfora para incentivar as pessoas a serem mais ativas). Para Toquinho, se "um pinguinho de tinta caísse no pedacinho azul do papel", num instante ele imaginava uma "linda gaivota a voar no céu".

Por Silvia Helena Cardoso.

1. Aprendizagem e Mudanças no Cérebro ". Por: Silvia Helena Cardoso


Copyright© Silvia Helena Cardoso