Home
Home Atualizações O Instituto Equipe Ensino Reservas Pesquisa Tecnologia Ação Social Publicações Entretenimento Produtos Serviços Notícias Imprensa Galeria Aconselhamento Contato Blog Forum

Login:
Senha:


Esqueceu sua senha?

Na Web No site



Publicações: Cérebro & Comportamento

Veja também outros temas desta seção

Jogos Violentos. Mentes Agressivas

Quando o entretenimento não é saudável.

Por: Silvia Helena Cardoso

Tema: Cérebro e Comportamento
Inscreva-se no Fórum do Instituto da Felicidade: instituto_da_felicidade-subscribe@yahoogrupos.com.br

Felicidade envolve fazer coisas agradáveis e prazerosas na vida, e entretenimento é uma delas. Entretenimento´é definido por uma atividade que causa prazer, relaxamento, diversão e várias outras sensações e emoções positivas. Nesta era digital, as diversões e brincadeiras reais estão sendo marcantemente substituídas pelas virtuais. Hoje os games (jogos virtuais) são uma parte importante do entretenimento de muitas crianças e adolescentes. Eles causam grande prazer e diversão nessa faixa etária. Entretanto, muitos deles são caracterizados por violência, os quais frequentemente contém elementos agressivos e brutais.

As indústrias produtoras destes games parecem subestimar os potenciais danos que eles podem causar na mente que recebe aquela explosão de estímulos, afinal, este é um grande negócio que gera mais de 10 bilhões de vendas/ano somente nos EUA. E para piorar, os jogos violentos estão aumentando a uma velocidade vertiginosa e são os que mais vendem atualmente.

O fascínio que os games exercem sobre esses jovens têm levado alguns ao extremo. Nestes casos, eles se tornam "aditos" aos games. Ficam praticamente o dia todo na frente do computador jogando, se isolam das outras pessoas, raramente saem de casa, ficam ansiosos quando estão longe do computador, se tornam agressivos, negligenciam a escola e têm pouca interação social (2).

>

Menino alemão em extremo grau de excitação durante um jogo.


Exemplo de jogos violentos.

A neurociência está agora voltando seu olhar para adolescentes com comportamentos agressivos gerados pelos games. Estudos com imagens cerebrais estão mostrando que estes tipos de jogos podem exercer efeitos prolongados na função cerebral, incluindo atividade aumentada na região do cérebro que governa excitação emocional e atividade diminuída na região que está associada com planejamento, foco e auto-controle. Em um dos estudos, os pesquisadores (1) fizeram uma comparação do cérebro de dois grupos de adolescentes: um que estava jogando jogos violentos e outro com jogos não violentos.


A figura acima mostra imagens do cérebro de um grupo de adolescentes jogando jogos não violentos (à esquerda) e de outro grupo jogando jogos violentos (a direita). Cada um tem padrões diferentes de atividades. Aqueles que jogaram jogos violentos mostraram maior atividade na região do cérebro associada com fortes emoções e menos atividade na região associada com planejamento, foco e auto-controle.(Indiana University School of Medicine).



Adolescentes "brincam" como nos games.


Imagens capturadas de jogos violentos.


Referências:

1.Violent video games leave teenagers emotionally aroused
2. Teen forced to take treatment for 'computer game addiction'

Artigo publicado em 16/12/2007


Copyright© Silvia Helena Cardoso