Notícias

Antibiótico contra fobia social

Daily News, Greg Miller 6/03/2005

Falar em público pode ser difícil para qualquer um, mas para pessoas que sofrem de ansiedade social, pode significar algo aterrador. Agora um pequeno estudo sugere uma maneira surpreendente para acalmar este e outros medos sociais: uma droga mais conhecida como antibactericida.

A droga D-cycloserine (DCS), já aprovada como antibiótico, pode estimular receptores de NMDA em células do cérebro. Experimentos animais mostraram que esses receptores são cruciais para o aprendizado e, em 2003, um grupo liderado pelo neurocientista Michael Davis, da "Emory University", de Atlanta, mostrou que dar a pessoas como acrofobia pequenas doses de DCS ajudou-os a vencer obstáculos e seus medos.

O novo estudo testou a mesma idéia num problema mais comum, a ansiedade social. De acordo com o "National Institute of Mental Health", cerca de 5,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem no dia-a-dia dessa desordem. Os tratamentos atuais, com ansiolíticos e terapias cognitivas, ajudam apenas 50% dos doentes, disse Michael Otto, terapeuta clínico, da "Boston University".

Para observar se o DCS poderia ajudar seus pacientes, Otto e seus colegas ofereceram a droga a seus pacientes com fobia social uma hora antes da terapia. Durante a sessão, os voluntários tiveram que falar para uma pequena platéia. Diante da situação de estresse, os pacientes puderam perceber que eles poderiam se sair bem, a despeito de sua ansiedade. Pelo estudo, 17 pessoas receberam DCS e terapia, uma vez por semana, durante cinco semanas, enquanto outros 15 pacientes receberam placebo.

Os dois grupos tiveram que improvisar, mas o improviso do grupo que recebeu DCS foi muito melhor. Após um mês da última terapia, os pacientes que receberam DCS em comparação aos que receberam placebo afirmaram que sofreram menos do distúrbio no dia-a-dia. Os resultados do estudo foram publicados na edição de março do "Archives of General Psychiatry". Para mais informações, consulte http://sciencenow.sciencemag.org/cgi/content/full/2006/306/3 New Page 1

.